27 fevereiro, 2010

Web Design e Disciplina, duas coisas que não podem viver separadas

Você escolheu o webdesign como profissão. Apesar de ter sido uma excelente escolha, você imaginou que seria muito mais fácil e gratificante trabalhar em casa do que enfrentar horas e horas num ônibus ou num trem lotado até o centro da cidade, para aturar aquele chefe chato naquela empresa que sempre divulgou o lugar maravilhoso que era para seus trabalhadores, mas, quando você chegou lá; descobriu que a história não era bem essa.

E você até está certo. O webdesign é um campo que pode ser perfeitamente explorado da segurança e do conforto do seu lar. Contudo, trabalhar em casa, seja em webdesign ou em qualquer outra coisa, demanda uma qualidade que o profissional que trabalha em casa deve ter mais do que qualquer uma outra: A disciplina.

Para exercer um trabalho que exige um alto nível de concentração como o webdesign, você deve antes de tudo ser disciplinado e capaz de manter a concentração mesmo com a gama enorme de distrações que podem existir em sua casa: crianças gritando ou brincando; televisão, animais domésticos; esposas solicitando que você faça coisas; enfim, uma enorme gama de coisas que contribuem negativamente para o bom desempenho de suas atividades profissionais.

Por uma ótica puramente empresarial; exercer o webdesign a partir de sua própria residência pode ser um desafio muito além das capacidades profissionais de um número enorme de pessoas. O ideal, é que sempre se separe um local sossegado e reservado da casa para a criação de um escritório (home Office) que possa ser isolado da presença de distrações constantes. Além disso, de forma a dar uma aparência o mais profissional possível a sua atuação no mundo do webdesign e não transparecer aos seus clientes que você atua de forma desleixada e com pouco profissionalismo. Por isso mesmo, tenha em mente que é estritamente necessário a instalação de uma linha telefônica independente e a criação de um material de apoio que ressalte as suas qualidades como profissional do webdesign.

A disciplina quanto a horários e vestimenta também deve ser cultivada. Acostume-se a “ir para o trabalho” todos os dias em um horário fixo. Da mesma forma, dê “expediente” como se trabalhasse numa grande empresa de webdesign no cento da cidade e tivesse um chefe chato a quem se reportar. Agindo assim, você perceberá que o trabalho em casa renderá mais e o dia passará rápido.

O seu trabalho como profissional do webdesign deve ser sempre realizado com a máxima disciplina e o maior empenho possível. Se Vista como se tivesse que ir para o trabalho na cidade e porte-se com os clientes da mesma forma que faria se os tivesse recebendo em sua sala nessa mesma grande empresa. Atitudes que aparentemente podem parecer “bobas”; mas que, com o tempo, se mostrarão eficientes na racionalização do seu tempo e na realização de seus projetos de webdesign. Permitindo prestar um atendimento de ponta e uniforme aos seus clientes sempre com demonstrações de competência, dinamismo e pontualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário