06 junho, 2010

Você sabe porque os cães cheiram o ânus uns dos outros?


Simples praticamente tudo o que um cão precisa saber do outro está no ânus. Naquela região onde se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de cor castanha de cheiro forte.

Parece nojento (e é nojento!), mas o odor fornece a outros cães informações importantes, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal.

O cheiro exalado pelo ânus do cão, funciona como se fosse uma espécie de carteira de identidade. A comunicação canina é feita pelo olfacto de duas maneiras: pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro de seu próprio corpo. Essa comunicação usa mensagens químicas chamadas de feromónios.

Cachorros muito mansos tapam completamente as suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam o seu cheiro. É por isso que esses cães saem por aí literalmente “com o rabo entre as pernas” dando origem inclusive, ao famoso ditado popular! E o contrário também é verdadeiro: quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro e assinalar: “Sou o dono da quinta!”.

Fonte: Caramujo Louco

3 comentários:

  1. Bem interessante...
    Há várias peculiaridades nos comportamentos dos cachorros..
    Não sabia que esta forma de cumprimento deles é algo tão informativo, por assim dizer.
    ;D

    ResponderExcluir
  2. poxa a teoria de que eles procuram os "cus" deles de outras encarnaçoes era mais engraçada
    hee

    ResponderExcluir