27 fevereiro, 2010

HP investiga caso de computador "racista"

Um homem americano identificado como "Black Desi" postou no Youtube, um vídeo demonstrando uma falha na webcam de um computador HP.

O periférico conta com um sistema de detecção e rastreamento de rostos, mas, aparentemente, foi incapaz de identificar o rosto de Black Desi, que é afro-descendente.

No vídeo em questão, Black Desi aparece realizando uma série de movimentos frente à câmera, sem obter resposta. Logo depois, entra em cena sua colega, branca, com a qual a câmera funciona perfeitamente.




Se deve ser levado a sério ou nao, o vídeo, batizado de "HP computers are racist", já atraiu mais de 350 mil visualizadores. Apesar de estar categorizado como "humor", parece que o problema preocupou a HP. Em comunicado oficial, a empresa afirmou não se tratar de preconceito, mas de um bug.

A fabricante afirmou que está trabalhando com seus parceiros para entender mais sobre o problema. Ela afirma que seu software de reconhecimento de faces opera com algoritmos que medem a diferença de contraste entre os olhos, as maçãs do rosto e a ponta do nariz.

Conforme a HP, o problema apontado por Black Desi pode ocorrer porque a webcam encontra dificuldades em "enxergar" o contraste em condições de luminosidade insuficiente, o que, em tese, pode acontecer com qualquer um, independente da cor da pele. Por enquanto, não há uma solução oficial para o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário