20 janeiro, 2010

Manual do Bebum


A ressaca nada mais é do que o conjunto de efeitos fisiológicos da ingestão exacerbada de bebidas alcoólicas. É um tipo de crise de abstinência (onde a última coisa que você vai querer ver na sua frente é mais um drink). Se você volte e meia se perde na bebedeira, este manual pode te ajudar a evitar e a curar a ressaca (leia com moderação).
I - COMO EVITAR A RESSACA
Existe truques que podem sim evitar que você fique de ressaca. Confira alguns deles:
1 - Coma ao beber (principalmente gorduras)
Beber de estômago vazio é um péssimo negócio, isso porque o álcool aumenta a produção de suco gástrico e de secreções intestinais – e irrita a parede do estômago, provocando gastrite alcoólica, queimação e diarréia. Às vezes o mal-estar pode ser tão forte que a pessoa chega a vomitar. Para evitar (ou diminuir estes efeitos) consuma o álcool acompanhado de alimentos, de preferência, os gordurosos. A gordura, literalmente, “forra” a parede do estômago e do intestino, dificultando a retenção do álcool por parte dos mesmos.
2 – Beba muita água
Beba muita água durante a farra. Tipo… A cada dois copos de cerveja, beba um copo d’água. Isso previne a desidratação, seu organismo vai poder trabalha melhor e com menos intoxicação. A água é um santo remédio, acredite. Trocar a água por suco ou refrigerante também é uma ótima sacada: os dois (quando adoçados, claro) contêm glicose. Daí, matam a sede, e ainda injetam energia no seu organismo.

II - COMO CURAR A RESSACA
Eu sei, foi o cão quem buto pra ocê bebê. De qualquer forma você escolheu o pior caminho: curar a maldita ressaca. Para isso, é preciso programar uma desintoxicação. Durante a bebedeira, o aparelho digestivo teve muito trabalho extra. O estômago precisou fabricar mais suco gástrico; o fígado mais bile, além de ter que neutralizar as toxinas presentes pelo álcool. O intestino necessitou produzir mais suco entérico e ainda ficou com o trânsito mais lento. Confira como ajudar o organismo a consertar esta bagunça:
1 – Consuma os alimentos certos
Sabe aqueles alimentos saudáveis que você costuma ignorar? Pois é, agora você precisa deles: verduras, frutas e legumes. Além de mais fácil digestão, os vegetais vão prover o organismo de vitaminas que auxiliarão no funcionamento dos rins e do fígado, os principais órgãos responsáveis pela desintoxicação.
2 – Refrigerante liberado
Sucos, água-de-coco e isotônicos vão repor não só a água mas também os sais minerais e as vitaminas perdidas. O refrigerante, por ter alto nível de açúcar, também ajuda a suprir o açúcar eliminado pelo álcool.
3 – Água, muito água
O etanol tem um alto poder diurético: ele leva os nossos rins a produzir muita urina. Como vamos inúmeras vezes ao banheiro, perdemos uma grande quantidade de água do corpo, que fica desidratado. A desidratação chega aos tecidos e às mucosas e faz com que o corpo clame por água. Então beba água, muita água. Ela repõe os líquidos perdidos e auxilia na remoção das toxinas acumuladas.
4- Dê um tempo para o seu fígado
Evite carne vermelha (para não sobrecarregar fígado), queijos, molhos e frituras. Elimine ainda os alimentos industrializados, embutidos e enlatados, como salsichas, presunto, biscoitos, entre outros.
5 – Esqueça as filosofias de bêbado
Esqueça frases como: “evite a ressaca, mantenha-se bêbado”. Tomar mais bebida alcoólica quando se está de ressaca só atrasa a desintoxicação do corpo. Lembre-se: ninguém fica bêbado para sempre.

Achei no Blog do Will que achou em outro Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário